segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fundadora do Projeto Bem-Me-Quer, Irmã Helena morre aos 63 anos em decorrência de um câncer

Sábado passado, 10 de setembro, faleceu aos 63 anos a irmã Sarah Helena Regan, fundadora do Projeto Bem-Me-Quer, organização na zona noroeste da cidade de São Paulo que acolhe pessoas vivendo com HIV e aids e familiares em situação de pobreza. Ela estava em Dublin, na Irlanda, seu país de origem, e lutava há um ano contra um câncer.

Irmã Helena, como era chamada, integrava a Congregação das Irmãs de São Luis, e chegou ao Brasil em 1988 com a missão de acolher e cuidar dos mais pobres.
No ano de 1996 identificando a grande necessidade de cuidar das pessoas doentes de aids que viviam abandonadas, juntou-se à comunidade carente do bairro de Perus para realizar visitas domiciliares, levar alimentos, dar banho, cuidar das casas e principalmente dar esperança e solidariedade àqueles que precisavam. Desde então nunca mais deixou essa missão que junto com a comunidade local fundou em 1º de dezembro do mesmo ano o Projeto Bem-Me-Quer.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, o presidente do projeto Bem-Me-Quer, José Roberto Pereira, mais conhecido no movimento de luta contra à aids como Betinho, lembra que “nesses 15 anos de dedicação e completo despojamento, irmã Helena optou radicalmente pelos mais pobres”. Segundo ele, a tarefa que ela mais gostava de fazer e que não deixava um dia sequer de realizar, inclusive aos domingos, eram as visitas domiciliares. “Com coragem, entrava em favelas perigosas e caminhava por entre suas vielas como alguém que passeia por bosques. Dizia que aquilo era sua vida! Tanto que fez sua morada numa modesta casinha dentro da comunidade Nossa Senhora da Alegria”, recorda.
Ainda segundo a nota, “a dor da família Bem-Me-Quer é muito grande neste momento, mas maior ainda é nossa coragem e determinação de levar em frente essa obra. Irmã Helena parte da vida em silêncio e deixa pra nós seu legado e muitas saudades”.

Betinho finaliza afirmando que todos os envolvidos com o Projeto Bem-Me-Quer, amigos, familiares, voluntários, comunidades, congregações, paróquias, ONGs, Programas Governamentais, funcionários, diretoria e principalmente os assistidos pela casa, agradecem pelo incentivo ao projeto e pela coragem da irmã".

“Deus em sua infinita sabedoria há de acolhê-la em sua morada e abençoar nossa caminhada... Irmã Helena, você não se foi, pois vai estar conosco em cada momento de nossas vidas. Obrigado por tudo”, ressalta.



Redação da Agência de Notícias da Aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: