terça-feira, 15 de junho de 2010

Encontro Nacional das Pastorais Sociais defende garantia de direitos sociais

15 de junho de 2010.

Desde ontem (14), representantes das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estão reunidos em Brasília, Distrito Federal, no ‘Encontro Nacional das Pastorais, Organismos e Regionais da CNBB’, para refletir sobre a importância da articulação e construção de um trabalho conjunto para enfrentamento das questões sociais no País. O evento segue até o próximo dia 17.
Além disso, o Encontro prevê o estudo dos documentos da Comissão e da CNBB: Em busca dos sinais dos tempos, Igreja e Questão Agrária no início do século XXI, Por uma reforma do Estado com Participação Popular - Novo Paradigma Civilizacional e de Desenvolvimento. A reunião deve traçar compromissos para o fortalecimento da missão das Pastorais Sociais e Organismos da Igreja e na sociedade.
De acordo com a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, irmã Delci Maria Franzen, além de estudar tais documentos, a importância do encontro se dá também para o fortalecimento da comunhão e da articulação entre as Pastorais Sociais. "Esse espaço fortalece a busca de algumas lutas, como a defesa dos direitos sociais. Além, claro, de fortalecer a espiritualidade de todos, juntos", enfatizou.
Na programação de hoje (15) foi feito um balanço sobre questões como Assembleia Popular, Preparação do Plebiscito do limite da propriedade, Grito dos Excluídos, CPI da Dívida, e sobre a mais recente conquista do eleitorado brasileiro, a Lei da Ficha Limpa. "Nós realizamos um balanço destas questões porque participamos desses processos", explicou a religiosa, lembrando que muitos movimentos nasceram da articulação da Igreja e da CNBB, em processos ecumênicos e abertos à participação popular. "São lutas muito preciosas para nós", declarou.
Sobre a mais recente conquista do movimento popular brasileiro, a aprovação da Lei da Ficha Limpa, mostrando que as mobilizações e lutas sociais têm sim resultado, irmã Delci destacou que a luta contra a corrupção significa um avanço para a reforma política. "A Ficha Limpa vem ampliar o quadro de cassação de corruptos. É muito importante que as pessoas conheçam o texto da lei, já que ela será aplicada já nessas eleições", considerou.
Ela ressaltou a importância destes passos conquistados pelos movimentos e pelas comunidades, e acredita que o Plebiscito pelo Limite da Propriedade terá resultado semelhante ao Ficha Limpa, pelo número de adesões conquistadas.
No último dia do Encontro (17), será realizado o Seminário Nacional sobre Direitos Sociais - Avanços e Perspectivas, que faz parte da programação das Pastorais Sociais. Irmã Delci ressaltou que este contexto está relacionado à atuação, conquista e garantia dos direitos sociais básicos do povo brasileiro.
"Este seminário faz um debate sobre a situação dos direitos sociais, o orçamento da União, analisa o cenário para as eleições, reforma tributária e previdenciária. A reforma deve ser pela universalidade e não pela exclusão de direitos", explicou. Ela informou que representantes de alguns partidos políticos devem participar da exposição. Ao final deste evento, deve ser elaborado um documento de conclusões com recomendações para a área dos direitos sociais.



Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: