terça-feira, 25 de maio de 2010

Seminário Nacional de Incidência Política Porto Alegre-RS.

25 de maio de 2010.

          Diante de um clima frio a Pastoral da AIDS - CNBB com seu calor humano realizou em Porto Alegre-RS o Seminário Nacional de Incidência Política nos dias 21 a 23 de maio de 2010, no Convento dos Capuchinhos. Envolveu a participação dos agentes de todas as regiões do Brasil, de tal modo retomando o programa de redes, expondo e aprofundando as experiências no campo da incidência política. O Seminário teve como objetivo: formação, aprofundamento, avaliação da caminhada feita em 2009 e planejamento para as ações de 2010.
          Perante a essa realidade o seminário contou com a assessoria do Dr. Humberto Scorza e Maria Letícia de Oliveira Garcia, coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre-RS e do representante do Conselho Nacional de Saúde José Marcos de Oliveira que aprofundaram a instância do Controle Social de Saúde, seguida de uma plenária. O encontro aprofundou também os espaços dos Fóruns de ONGs/ AIDS, frente parlamentar e PAM também seguido de plenárias.
         Entre tanto, o seminário construiu propostas para unificar a incidência, e, discutir passos e formas de inserir estas pautas nos diversos espaços com isso levantou uma bandeira de prioridade nacional, enumeradas abaixo:

1: Pastoral de conjunto;

2: Assumir Fóruns e Redes com espaço de articulação;

3: Assumir a Intersetorialidade com respostas a AIDS;

4: Se torna referência no acolhimento das pessoas que vivem e convive com HIV / AIDS.

          Além desses compromissos o seminário propôs também uma comunicação mais ativa através dos Blogs, Sites e Boletim da Pastoral da AIDS e foi apresentada uma nova ferramenta a intranet quem tem o desígnio de realizar uma comunicação interna entre os agentes de pastoral, com isso trocar informações, denunciar, publicar e notificar os acontecimentos nos regionais. Todos os agentes presentes receberam uma senha para acessar a intranet e os demais podem solicitar no site da Pastoral da AIDS no www.pastoralaids.org.br

          Todos os conhecimentos / formação vêm a somar e reforçar na luta contra a AIDS. No regional centro-oeste participaram as agentes Raquel, da diocese de Tocantinópolis, Maria José da Diocese de Miracema, Ir. Margaret Hosty, Sâmara Natachada arquidiocese de Goiânia.


José Marco de Oliveira representante do Conselho Nacional de Saúde,
Maria Letícia de Oliveira coord. do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre-RS e Dr. Humberto Scorza






Fonte: Pastoral da AIDS Regional Centro-Oeste CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: