Na manhã desta quarta-feira de Cinzas a Arquidiocese de Goiânia realizou na Santa Casa de Misericórdia a Abertura da Campanha da Fraternidade (CF), cujo tema é Fraternidade e Saúde Pública e o lema “Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra”, tirado do livro do Eclesiástico.
O Vigário Episcopal para a Saúde e missionário redentorista, padre Walmir Garcia, apresentou aos representantes do poder público, pacientes, aos profissionais da saúde e da imprensa o objetivo da Igreja com esta campanha que é mediadora, educadora e evangelizadora em favor da promoção da vida.
A Associação Saúde e Alegria Animação Hospitalar, grupo de voluntários, que desde 1998 levam conforto e esperança aos enfermos, encantou e emocionou a todos com a belíssima apresentação musical. O Doutor Léo e sua equipe de enfermeiras mostraram que a vida continua, apesar da doença.
Durante a cerimônia os participantes apreciaram o Hino da Campanha da Fraternidade cantado pela Musicoterapeuta Leonice Ângela e pelo músico José Reinaldo, da arquidiocese. “Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas, pelo remédio para aliviar a dor! Este é teu povo, em longas filas nas calçadas, a mendigar pela saúde, meu Senhor!”. A letra retrata a dura realidade que milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentam diariamente nos hospitais públicos.
O Deputado Estadual, Francisco Júnior, que no ato representou o, Excelentíssimo Senhor Governador, Marconi Perillo, agradeceu a Igreja por alavancar esta temática. E encerrou o seu discurso dizendo: “esta campanha não pertence mais a Igreja, mas a sociedade”.
E encerrando a solenidade de abertura da CF o Bispo Auxiliar e presidente da Santa Casa de Misericórdia, Dom Waldemar Passini Dalbello, abordou a pretensão da Igreja com esta campanha, o de refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, como também contribuir para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a melhoria da qualidade e o acesso da população aos serviços.
Neste evento o Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese distribuiu o Caderno Saúde, edição especial que aborda além do objetivo da campanha traz uma entrevista com a missionária que ajudou a consolidar o SUS em Goiânia, depoimentos de internautas sobre a saúde pública e algumas ações da igreja e do governo para melhorar o sistema. Leia o jornal: clique aqui
Origem da CF
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza desde 1964 a Campanha da Fraternidade. O objetivo é mobilizar toda a sociedade para a discussão e reflexão do tema proposto. Para isso, a CNBB prepara diversos materiais de apoio, como o texto-base, manual, músicas, entre outros. Alguns destes disponibilizamos a seguir.
.
Bispo Auxiliar e presidente da Santa Casa de Misericórdia, Dom Waldemar Passini Dalbello |
Pastoral da Aids de Goiânia e o Vigário Episcopal para a Saúde e missionário redentorista, padre Walmir Garcia |
Fonte Arquidiocese de Goiânia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário: